celular 1

Agenda
Digital

por WPensar

Agenda Digital é um aplicativo para smartphones desenvolvido para que as instituições de ensino se comuniquem de forma eficaz com toda comunidade escolar. Muito além de uma simples agenda, o aplicativo aumenta a participação da família nas rotinas da escola, automatiza o trabalho da secretaria e otimiza o tempo dos professores em sala de aula.

Agenda digital e a comunicação escolar

Todo o funcionamento de uma instituição de ensino depende de uma comunicação e de um relacionamento consolidados entre todos os que fazem parte do ambiente escolar.

Entretanto, é comum que haja ruídos e que muitas informações importantes acabem perdidas ou sejam passadas da forma errada. Isso impacta de forma negativa toda a escola: os responsáveis não conseguem acompanhar de perto a rotina dos alunos, o número de inadimplentes aumenta por conta de esquecimentos, os setores não conseguem trocar informações de forma eficiente, entre outros problemas.

A agenda de papel, objeto presente na vida escolar de várias gerações, não é mais eficiente pois não atende às demandas de uma rotina muito dinâmica, onde o tempo dos funcionários e dos responsáveis é escasso.

Como, então, melhorar a comunicação escolar?

A resposta é simples: com uma agenda digital.

Mexemos no computador enquanto assistimos TV, pagamos contas enquanto vamos para o trabalho, lemos jornais e revistas em nossos celulares: mudamos a forma como nos comunicamos e como nos relacionamos com os meios de comunicação atuais e as escolas precisam de adaptar a essa nova realidade.

A tecnologia já faz parte do nosso dia a dia, e é possível usá-la de forma estratégica para alcançar resultados positivos na educação e no relacionamento com os responsáveis. É uma estratégia para que a escola fique acessível a todo momento, na palma das mãos de toda comunidade escolar!

O WhatsApp não resolve?

O WhatsApp não
resolve?

Utilizar o whatsapp como principal ferramenta de contato com os alunos e responsáveis é um erro comum que muitas escolas cometem ao tentar melhorar a comunicação.

Apesar de ser muito utilizado por ser familiar à todos , o whatsapp pode causar muitos transtornos para as instituições de ensino. Uma pesquisa feita pela Escola Digital Segura mostrou que 77% dos incidentes escolares envolvem o aplicativo. Além disso, 6 a cada 10 escolas tiveram algum problema grave envolvendo seu uso. Salvo a praticidade do whatsapp, o aplicativo pode comprometer toda a reputação da sua escola ou curso. A Agenda Digital foi criada para blindar a instituição desses problemas e garantir uma comunicação segura e eficiente.

Quando falamos de grupos entre pais e professores, os riscos podem ser ainda maiores:

Comprometimento da
barreira pessoal-profissional

Pais querem contato imediato e por isso cobram respostas fora do horário comercial, o que sobrecarrega os profissionais e extrapola a barreira profissional.

Falta de controle
das informações

O alto volume de mensagens torna inviável qualquer tipo de gerenciamento. Acontecem ruídos e muitas informações importantes ficam perdidas, podendo causar o efeito chamado “telefone sem fio”.

Enfraquecimento
da marca

Falar uma mesma linguagem e manter uma identidade visual é essencial para reforçar a marca. Essa características se perdem com a criação de grupos paralelos e não oficiais da instituição.

Detalhe em onda Detalhe em onda

Entenda melhor o
que é a ferramenta!

Entenda
melhor o que é
a ferramenta!

Detalhe em onda Detalhe em onda

Como funciona a Agenda Digital

A agenda digital funciona da seguinte forma: a escola tem um painel de controle em que pode realizar diversas ações, como mandar mensagens e enviar as atividades diárias do estudante. Os responsáveis e alunos, por sua vez, baixam o app nas lojas de aplicativos em seus celulares (Play Store para android, App Store para iOS), fazem login e passam a receber todos os comunicados da escola, interagindo com ela de maneira extremamente prática.

celular

Que tipo de instituição deve usar uma agenda digital?

Que tipo de
instituição deve usar
uma agenda digital?

A agenda digital pode (e deve) ser utilizada por todos os tipos de instituições de ensino, desde a educação infantil até cursos livres. O aplicativo foi desenvolvido para atender a todas as demandas das escolas e cursos, se adaptando para a realidade de cada uma delas.

Veja alguns exemplos de como a agenda digital pode ser usada em diferentes segmentos:

Creches e Educação Infantil

Envio de fotos e relatórios de
atividades diárias

Ensino Fundamental e Médio

Envio dos conteúdos do dia e
acompanhamento do calendário de provas

Cursos de Pré-vestibular

Envio de simulados e divulgação
de gabaritos.

Cursos profissionalizantes

Envio de boletos e materiais
educativos complementares

Escolas de Idiomas e Informática

Envio de lista de exercícios
e vídeos educativos

Franquias de cursos livres

Padronização e centralização
das comunidades da rede

Detalhe em onda Detalhe em onda

Funcionalidades da Agenda Digital

A agenda digital oferece recursos para melhorar todo o processo de comunicação escolar, automatizando as demandas da secretaria e otimizando o tempo dos professores em sala de aula. Veja algumas funções:

Conheça as funcionalidades da Agenda Digital WPensar.

Acesse Agora
Detalhe em onda Detalhe em onda

Os principais benefícios da Agenda Digital

Os principais
benefícios da Agenda
Digital

A variedade de recursos que a escola pode oferecer com o uso da agenda digital é enorme, o que não seria possível com a tradicional agenda de papel. Confira os benefícios de se usar o aplicativo nas instituições de ensino:

Um dos principais motivos para a ausência dos responsáveis na vida escolar dos filhos é a falta de tempo, por isso,demandam que a comunicação seja acessível no dia a dia. O aplicativo de celular permite que todas as informações necessárias estejam sempre na palma das mãos​, diferente da tradicional agenda de papel

Com menos burocracia e mais controle, tudo pode ser resolvido em poucos cliques. Conseguir entrar em contato com a escola e ​resolver com o celular situações que antes eram demoradas​, como solicitar um documento, por exemplo, traz um valor imensurável, tanto para as escolas quanto para as famílias. É um passo importantíssimo para que acabem as filas na secretaria

Apesar de ter um custo, o aplicativo contribui para o corte de gastos com materiais de escritório, como papéis e impressão, e ainda​ sai mais em conta do que outros meios de comunicação​, como o telefone. Além disso, diminui muito a produção de lixo da escola, que sai ganhando no quesito “sustentabilidade".

Responsáveis adoram receber fotos, vídeos e acompanhar de perto a rotina diária dos alunos. Ter um canal direto com a escola faz com que eles se engajem e participem mais ativamente das atividades escolares. Além disso, eles conseguem perceber como seus filhos estão sendo cuidados com carinho e atenção

Tecnologia vende e chama atenção.Investir nessas ferramentas são um diferencial garantido em relação à concorrência.​ Oferecer um meio de comunicação prático e moderno mostra que sua instituição está atualizada em relação às tendências tecnológicas.

Todas as informações relacionadas às atividades escolares em um único lugar. Com centralização e organização, a comunicação entre os setores e com os responsáveis é mais clara e acessível.

Com o app é possível acompanhar o resultado de toda comunicação, com gráficos e relatórios que mostram quais responsáveis abriram, leram e responderam aos comu​nicados. O gestor ainda pode, se quiser, autorizar o envio de cada mensagem, sempre tendo controle total de tudo que é comunicado.

Um das principais inseguranças dos responsáveis quanto aos aplicativos de mensagens é a vulnerabilidade na troca de informações, principalmente quando se trata de arquivos como fotos dos filhos e dados bancários dos contratantes. Com a agenda digital, você tem garantia de entrega e segurança total no envio de todos os comunicados.

Fotos, vídeos, cardápios, boletos, relatórios, enquetes, ocorrências… As possibilidades de envios são inúmeras! Diferente da agenda tradicional, que permite, no máximo, a colagem de papéis, a agenda digital vai muito além e torna possível o envio de praticamente qualquer tipo de arquivo.

A sua marca na palma das mãos dos alunos e responsáveis! Investir em ferramentas digitais que façam parte da rotina dos alunos e responsáveis reforça sua marca por um custo mais baixo em relação à publicidade tradicional. O app ainda colabora com a consolidação da identidade da escola, porque é fácil manter a mesma linguagem e identidade visual.

Detalhe em onda Detalhe em onda

Minha escola precisa de uma Agenda Digital?

Minha escola precisa
de uma Agenda
Digital?

Para responder essa pergunta observe se um desses cenários é comum na sua instituição:

Acredite, essas situações são comuns na maioria das escolas e cursos. E elas são consequência de falhas na comunicação!

Por isso, as maiores instituições de ensino já têm optado por utilizar uma agenda digital, pois ela dá a garantia de que esses problemas citados acima não aconteçam mais.

Investir em uma ferramenta de comunicação significa investir no relacionamento com toda comunidade escolar, o que reflete diretamente na retenção de alunos e na geração de prestígio para escola. Afinal, qual pai não vai querer colocar seu filho em uma instituição onde a comunicação é acessível e transparente?

Detalhe em onda Detalhe em onda

Como escolher uma Agenda Digital?

A contratação de uma agenda digital é um investimento muito importante para o seu sucesso. Para te ajudar listamos alguns pontos importantes que precisam ser pensados no momento da escolha do aplicativo:

Esse aplicativo soluciona os problemas de comunicação da minha escola?

Esse aplicativo soluciona os problemas de comunicação
da minha escola?

Defina quais são as principais dificuldades da sua instituição em relação à comunicação escolar e foque em um aplicativo que entregue as funcionalidades que irão solucionar esses problemas.

É fácil de ser usado?

Lembre-se que os funcionários e pais que utilizarão a agenda digital costumam ter níveis diferentes de contato com tecnologias, por isso, é essencial que o aplicativo escolhido seja intuitivo e fácil de ser usado no dia a dia.

Foi desenvolvido para instituições de ensino?

Esse ponto é muito importante. Diferente dos demais aplicativos de comunicação, a agenda digital escolar é desenvolvida para atender às principais demandas da comunicação em instituições de ensino, diminuindo qualquer possibilidade de ruído e dando segurança na troca de informações.

Como migrar da agenda de papel para uma Agenda Digital?

Como migrar da
agenda de papel para
uma Agenda Digital?

Algumas dúvidas são muito comuns quando se trata de deixar um meio tão tradicional para usar tecnologia como principal canal de comunicação, principalmente em relação ao engajamento da comunidade escolar e ao tempo de migração entre as agendas.

Apesar dessas dúvidas serem válidas, não há porque temer esse processo. Ao contratar um serviço de confiança, você terá uma equipe de implantação para te ajudar na transição e tirar suas principais dúvidas .Veja algumas etapas simples que você pode seguir na sua escola ou curso e garantir o engajamento de toda comunidade escolar:

Caminho Caminho

Agenda Digital na prática

A escola Carolina Patrício é uma das maiores referências em educação no Rio de Janeiro. Com quase 40 anos de história, a escola escolheu utilizar a Agenda Digital WPensar para modernizar seu processo de comunicação:

Ver depoimento completo
João Morales

“A agilidade que isso trouxe na comunicação foi um ganho fantástico! Não dá mais para voltar atrás. É esse o caminho! O papel vai ficando de lado mesmo. E a agenda virtual está fazendo toda a diferença na comunicação da escola!”

Mônica Bezerra

Coordenadora

Ver depoimento completo
Detalhe em onda Detalhe em onda
Subir